Topo

Blog da Sophie Deram

3 dicas para quem quer emagrecer e não engordar mais

Sophie Deram

15/11/2017 04h00

Crédito: iStock

Comer o que quiser e não engordar nunca. Aposto que já sonhou com essa possibilidade, certo? Nos últimos anos, a alimentação virou um tema importante e onipresente, junto com a obsessão por emagrecer: da receita de suco detox que você ouve no elevador à dieta que fez a atriz da novela das nove "secar" para um papel importante.

E é por isso mesmo que um ato tão simples, natural e instintivo como se alimentar se tornou um grande problema para grande parte das pessoas. O que eu posso comer a essa hora da noite? Se eu pular o café da manhã, vou engordar? Será que preciso deixar de tomar minha taça de vinho para poder entrar naquela calça jeans?

Diante de tanta informação, fica difícil filtrar. O que faz bem? O que faz mal? Em qual site devo confiar? Será que essa blogueira sabe o que está falando? Pois bem, meu objetivo é justamente simplificar –como indica o nome deste blog.

Hoje quero compartilhar por aqui as minhas três dicas mais importantes e que são verdadeiros pilares para o meu trabalho. São elas que pautam minhas palestras e aulas e que norteiam meu atendimento em consultório, ajudando as pessoas a fazerem as pazes com a comida e a resgatarem o prazer ao comer, para chegar a um peso saudável e sustentável.

A boa notícia é que são dicas bem simples e efetivas. Acredito que o sucesso em emagrecer e não voltar a engordar depende muito delas. Não existe milagre, existe mudança de comportamento. Tudo em paz e sem revolução. Vamos tentar?

#Dica 1 – Diga não à dieta
Fechar a boca e malhar? Se esse é o segredo do sucesso, fazer dieta seria o primeiro passo para quem quer mergulhar em uma vida mais saudável e voltar a ficar feliz diante do espelho, correto? Você já tentou? Funcionou?

Desde a primeira vez que falei a frase "dieta engorda", já vi os mais variados tipos de reações. Espanto, descrença e alívio são algumas delas.

Sabemos hoje que 95% das pessoas que fazem dietas voltam a engordar. As dietas restritivas funcionam somente no curto prazo –a pessoa perde de fato alguns quilos. Mas junto com a gordura também vai embora massa magra, e isso não é uma forma sustentável de emagrecer. Simplesmente porque o corpo entende esse emagrecimento abrupto como uma agressão, e vai fazer de tudo para estocar gordura e te proteger. Resultado: metabolismo mais lento e uma propensão ainda maior de engordar.

As pessoas estão cada vez mais confusas. Comer, para muita gente, virou uma coisa burocrática. E as dietas restritivas reforçam essa sensação. Triste, não?

Parar de fazer dieta restritiva dá uma sensação de alívio e liberdade e, ao mesmo tempo, de medo: "Dra. Sophie, se eu não fizer dieta, como é que vou emagrecer?". Essa é uma das dúvidas mais frequentes, afinal, estamos há anos e anos ouvindo as mesmas crenças e mitos sobre dietas.

Então, deixe os radicalismos e as dietas restritivas de lado, pois eles só fazem a obsessão por comida aumentar –e os episódios de exagero e culpa são uma consequência disso. Vamos simplificar: cuide-se, faça as pazes com a comida, passando a comer de tudo, sem culpa. O segredo é ter moderação.

#Dica 2 – Coma alimentos verdadeiros
O que são os alimentos verdadeiros? São todos aqueles que a natureza nos fornece: frutas, legumes, grãos, verduras, carne, ovos, leite, queijo. Basicamente os alimentos que você encontra nas feiras ou nas alas de produtos frescos do supermercado.

Ultimamente a hashtag "comida de verdade" tem ganhado mais relevância. Isso se deve a um amplo movimento de chefs, nutricionistas, pesquisadores e programas de TV que se dispuseram a resgatar a sabedoria dos nossos antepassados e a questionar mais a industrialização dos alimentos. O que dizem as letras miúdas dos rótulos? O que está por trás desse "zero açúcar", "zero gordura" ou "baixa caloria"? Viva! Estamos questionando mais!

Um estudo de Harvard observou que a melhor proteção contra o excesso de peso e o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é comer comida fresca caseira, ou seja: minimamente processada.

Podemos sim comer algumas coisas industrializadas, mas não depender delas. Acredite, é mais simples do que parece: acrescentando mais alimentos verdadeiros no dia a dia você vai automaticamente reduzir os industrializados.

# Dica 3 – Cozinhe
Essa dica me parece ser a mais temida pela maioria das pessoas. "Ninguém tem tempo para cozinhar", você deve estar pensando. De fato, tempo é um recurso escasso ultimamente.

No entanto, gostaria de propor uma "desgourmetização" do ato de cozinhar. Você não precisa ter ideias mirabolantes, dominar técnicas ou passar horas e horas à beira do fogão para se alimentar bem.

Existe uma variedade enorme de pratos que até mesmo os iniciantes na cozinha ou donos de agendas malucas conseguiriam fazer rapidamente. Omelete, guacamole, espaguete, sopas, saladas… são muitas opções simples, que não exigem técnica nem um empenho tão grande.

Quando cozinhamos, estamos na liderança das escolhas, alcançando um bom equilíbrio entre sal, gordura e açúcar. Isso sem falar que com a comida caseira estamos livres dos aditivos químicos. Além disso, cozinhar pode ser relaxante e divertido.

Vamos praticar?
Achou minhas dicas difíceis? Comece aos poucos. Coloque metas pequenas, respeite suas limitações e evite radicalismos. Se passar a comer melhor, em paz e de forma mais equilibrada, terá um ganho enorme em termos de saúde e qualidade de vida, que é a dádiva de não precisar fazer dieta nunca mais.

Não coma menos, coma melhor!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.