Topo

Blog da Sophie Deram

Por que seu "projeto verão" vai fazer você engordar em 2018

Sophie Deram

08/11/2017 04h00

Estamos em novembro e já começou a febre para se ter um corpo de praia. O que isso quer dizer? Pense bem. Ter um corpo de praia é simplesmente ter um corpo e uma praia, não é?

1. O corpo você tem. É seu desde o seu nascimento até a sua morte. É seu melhor amigo!

2. A praia você tem. O Brasil foi abençoado com mais de 7.000 km de litoral.

Se você está planejando ou já começou a sua luta contra a balança e a fita métrica, fique atento a esse texto.

Como muitos, você espera se livrar dos quilinhos em excesso, acumulados ao longo dos últimos meses e anos. Mas você realmente acredita que é possível modelar o corpo até janeiro?

O "projeto verão" pode ser o melhor jeito de engordar

Tenho uma notícia para você: é impossível conseguir secar o corpo em tempo recorde e manter o peso depois disso. Tudo que você perde rápido, ganha de volta –às vezes até mais. Estatísticas de vários estudos provam: em média, 95% das pessoas que perdem peso rápido fazendo dietas restritivas voltam a engordar em um período de 6 meses a 2 anos, e muitos voltam a pesar mais do que antes. É o famoso efeito sanfona.

O caminho da moderação é mais tranquilo. Eu sei que você quer emagrecer já. Aliás, a maioria da população está nessa onda de perder peso instantaneamente. Mas quando você faz muita restrição para emagrecer ou malha muito, o efeito obtido pode ser o contrário do esperado, pois seu metabolismo muda e você vai sentir mais apetite. A sua obsessão por comida vai aumentar e você corre o risco de perder o controle e comer com exagero. Isso não é ser fraco, e sim ser normal.

Duas grandes adaptações acontecem no corpo quando perdemos peso rápido: aumento do apetite e diminuição do metabolismo. Isso quer dizer que sua vontade de comer aumenta e que seu corpo gasta menos calorias, justamente o contrário do que você está procurando. Essas adaptações são simplesmente seu organismo buscando se adaptar para preservar sua saúde. Seu corpo odeia esse estresse da perda de peso e vai fazer de tudo para engordar de volta.

Antes da praia, temos o final do ano com confraternizações como Natal e Réveillon. Essas festas, que deveriam ser momentos felizes, de curtir e comer junto com pessoas queridas, hoje são vistas como riscos à dieta e ao "foco, força e fé" para secar rápido antes da praia. Nessa luta, acabamos comendo com exagero e culpa, o que faz você comer ainda mais e se sentir fracassado.

Eu, como nutricionista franco-brasileira, sempre sinto o estresse brasileiro do final do ano. Na Europa ou nos EUA, são duas épocas diferentes: final de ano, com festas e comilança, e o verão, só seis meses depois.

Crédito: iStock. Praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)

Ao invés de chegar à praia "seco", mas angustiado pela comida e vontade de comer, que tal pensar em chegar em paz e com o peso estável? Aceite seu corpo e cuide bem dele. É muito melhor focar em um estilo de vida saudável e feliz. Esse sim é o caminho para um emagrecimento sustentável, apesar de mais demorado. Em vez de pensar no próximo verão, comece a pensar em todos os próximos verões da sua vida.

Sugeri para meus seguidores um projeto diferente e mais saudável: por que não seguir as minhas dicas simples do mês de novembro para o Projeto Verão Sophie, sem milagres, mas com saúde e tranquilidade, curtindo a praia e os amigos sem neura?

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.