Topo

Blog da Sophie Deram

Natal saudável é Natal sem culpa! Veja 5 dicas e saboreie a data com prazer

Sophie Deram

20/12/2017 04h00

Crédito: iStock

Se você procurar na internet a expressão "natal sem culpa", vai se deparar com uma enxurrada de receitas que podem deixar sua mesa mais leve ou dicas de como não engordar nessa época do ano tão marcada pela comilança. "Fuja dos petiscos calóricos"; "troque a farinha branca pela integral"; "substitua o açúcar refinado pelo mascavo".

Não sou contra as substituições. Pelo contrário! Existem diversas formas de colocarmos mais qualidade nutricional na ceia de Natal e elas são muito bem-vindas. Mas acho importante situar a palavra "culpa" no lugar certo.

O alívio da culpa não deveria ser algo associado ao ato de comer menos ou de fazer privações. E sim a comer de forma mais consciente justamente para não sentir culpa. Não tem nada a ver com light o tempo todo, mas sim com comer de tudo de forma moderada e com prazer.

Desde que o mundo é mundo, o ser humano sente uma felicidade enorme em se reunir em torno da mesa para comer coisas gostosas. O Natal é perfeito para isso: é o momento em que as receitas de família se encontram em um só lugar. É uma delícia!

Então não estrague sua noite com culpa, pensando que vai ter que sofrer para fazer escolhas na hora da ceia, ou pior, imaginando que vai comer de tudo, mas sempre com aquele sentimento ruim de que está fazendo algo de errado.

Não perca tempo e energia pensando nessas coisas. Veja algumas dicas para você mudar seu comportamento no período de festas. Essa é uma ótima oportunidade para treinar essas habilidades e carregá-las para o novo ano.

1. Não vale guardar barriga para poder comer de tudo

Que atire a primeira pedra quem nunca apostou nessa tática. É comum pensar "já que vou exagerar mesmo, é melhor passar o dia todo sem comer". Mas é justamente o contrário!

Não estou dizendo que você precisa jantar antes de ir para festa, mas sim fazer as refeições regulares ao longo do dia, para chegar na hora da ceia com uma fome normal. Isso evitará que você coma por impulso.

2. Não estrague o momento contando calorias

Se você colocar todo o foco nas calorias, vai acabar deixando de lado o que realmente gostaria de comer –e seu corpo não vai se sentir satisfeito. A privação só aumenta o desejo e, assim, as chances de comer de forma exagerada só aumentam. É melhor comer o que tem vontade, em quantidades moderadas.

3. Natal não é dia de dieta

Se você visita este blog com frequência, sabe que eu sou contra dieta restritiva em qualquer época do ano. Imagine no Natal! Essa época tão feliz, cercada por comidas gostosas.

Se você está de dieta, vai passar vontade e, quando se autorizar a comer, vai acabar exagerando. Então não desperdice a oportunidade comendo com culpa. Pelo contrário, saboreie e curta o momento, deliciando-se com a comida e as conversas com os queridos.

4. Exagerar é normal

Comer um pouco a mais ocasionalmente é normal, mas não precisa relaxar de vez. Permita-se comer as coisas que você gosta no Natal e, passando as festas, não precisa pensar em detox ou em dieta radical. Simplesmente volte para as porções habituais e para a rotina das refeições, com uma alimentação variada e de qualidade. Tudo de maneira mais consciente e tranquila.

5. Coma de tudo, mas não tudo

É uma delícia poder provar um pouco de tudo, mas você definitivamente não precisa comer a mesa toda. Pode repetir? Pode! Mas é importante saborear sem gula, para não comer mais do que precisa. Neste artigo eu falo um pouco sobre Mindful Eating, que é o oposto do "comer no piloto automático", tão comum em festas.

Alimentar-se com atenção plena é comer sem pressa, saboreando o momento. Essa simples mudança de atitude, por si só, já pode fazer você ficar satisfeito com menos. Assim, não haverá espaço para culpa. Aproveite a data para praticar!

Bon appétit!

Sophie Deram

 

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.