Topo

Blog da Sophie Deram

Come maçã e continua com fome? Então aprenda a lidar com seu apetite

Sophie Deram

24/01/2018 04h20

Crédito: iStock

O começo do ano é marcado por férias, comilança e muitas promessas de reeducação alimentar. O que todo mundo mais procura nessa época são dicas para tentar perder os quilinhos extras que, geralmente, acompanham as festas.

Como controlar a fome? E o que comer para se manter mais tempo saciado? É o que muita gente se pergunta. Existem alimentos que, de fato, prolongam a sensação de saciedade e, em contrapartida, há aqueles que parecem aumentar ainda mais a vontade de comer.

Não é culpa dos alimentos. Na verdade, isso acontece, porque nosso corpo responde de formas diferentes às coisas que comemos. A digestão e os processos metabólicos desencadeados pela ingestão de uma fatia de melancia, por exemplo, são bem diferentes de um prato de massa.

Parece meio óbvio e dá até para imaginar que, para manter o peso, basta cortar os alimentos que aumentam o apetite e ficar só com os que saciam, certo? Não é bem assim. Você pode até procurar saber quais são os alimentos que podem aumentar o apetite, mas não precisa excluí-los radicalmente e, sim, mudar sua relação com eles e com a comida de um modo geral.

Vai uma maçã?
Algumas pesquisas científicas apontam que o consumo de alguns alimentos pode gerar mais fome. Estudos, por exemplo, mostraram que o consumo de adoçante pode aumentar o consumo calórico.

Provavelmente, porque o centro de recompensa do cérebro espera o doce do açúcar e a fome fica enganada. Quantas vezes você já passou o dia evitando o açúcar, regando tudo com as tais gotinhas artificiais e chegou à noite com uma enorme vontade de comer doce? Ou seja: a vontade continua lá, o apetite por doce aumenta e a pessoa acaba comendo mais.

O álcool, segundo pesquisas, também entraria para esta "lista negra" dos alimentos que aumentam nosso apetite, pois ele pode inibir a secreção da leptina, hormônio que sinaliza a saciedade. Estes dados obviamente têm fundamento. Mas sentir mais apetite e, consequentemente comer mais, tem a ver com o contexto. A maçã é um bom exemplo para falarmos disso.

Imagine: você está com muita fome na hora do lanche da tarde e recorre a uma maçã, porque você acha que é saudável ou porque está prescrito na dieta que está seguindo. Certamente, não vai se sentir saciado, porque provavelmente não era bem isso que você queria. E também a digestão dela é bem rápida e pode até deixá-lo com mais fome depois. Por isso não dá para falar só do que se come mas, sim, de como se come!

Aprenda a lidar com seu apetite
Em vez de fazer uma lista do que pode ou não pode comer, que tal dar mais variedade para o seu organismo? A ciência reconhece que alimentos ricos em fibras potencializam a sensação de saciedade, assim como os que têm maior teor de proteína e gordura.

Por exemplo: em vez de comer uma maçã sozinha na hora da fome, por que não acrescentar aveia, iogurte ou castanhas? Ou comer um sanduíche ou torrada com um pouco de manteiga, para garantir um pouco de saciedade até a sua próxima refeição? Variedade é o segredo para garantir um apetite normal, então inclua no seu dia a dia grãos, verduras, frutas, leguminosas e carnes. Dessa forma, fica mais fácil manter o equilíbrio do apetite.

Respeite sua fome
Independentemente do que você comer, é importante ter em mente alguns comportamentos que fazem toda a diferença na sua rotina alimentar. Procure ter certa regularidade na alimentação, fazendo as refeições principais com qualidade e variedade.

Evite ficar muito tempo sem comer e também fuja das dietas restritivas –elas aumentam o apetite e atrapalham a noção de fome e saciedade– muitas pessoas até perdem a consciência sobre o próprio apetite. Mastigue devagar e procure se conectar mais com o seu corpo.

Vale lembrar que o nosso apetite é um sinal que nossa saúde vai bem! Por isso, se você anda comendo e continua com fome, que tal avaliar sua alimentação como um todo para ver se está faltando alguma coisa? Acredite: pode não ser culpa da maçã!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.