Topo

Blog da Sophie Deram

Faça o seu próprio iogurte natural em casa, leva apenas dois ingredientes

Sophie Deram

07/03/2018 04h20

Crédito: iStock

Algumas pessoas não gostam de iogurte, mas depois de experimentarem iogurte natural feito em casa, podem mudar essa ideia! Iogurte é uma preparação muito simples, porém, quando nos deparamos com os iogurtes existentes no mercado, grande parte tem muitos ingredientes: espessantes, adoçantes, açúcar, corantes, conservantes,etc…

Fazer iogurte natural em casa é uma ótima maneira de melhorar a sua qualidade alimentar,  economizar dinheiro e descobrir o prazer de cozinhar.

A receita caseira de iogurte natural é muito simples e muito gostosa! O iogurte caseiro fica em geral menos ácido e também há a vantagem de você saber quais os ingredientes e a quantidade deles na sua receita. Fica delicioso com geleias, frutas picadas, adoçado com mel ou açúcar.

Também é um ingrediente versátil para a preparação de outras receitas, doces e salgadas : molhos, bolos, tortas, bebidas, pastas e o que mais sua imaginação permitir. Pode encontrar essas receitas no meu livro "O peso das dietas"

Fazer iogurte em casa é uma ótima maneira de economizar dinheiro e descobrir o prazer de cozinhar.

Você também pode deixá-lo na consistência que preferir, mais firme, drenando com um peneira e um paninho fino durante algumas horas na geladeira. O verdadeiro iogurte grego não é nada mais do que iogurte natural drenado! Pode adicionar a ele um pouco de creme de leite para ficar mais cremoso se preferir.

Essa receita de iogurte natural é tudo de bom! Somente 2 ingredientes.

Para fazer o iogurte em casa você vai precisar de leite (Integral, desnatado, semidesnatado) Leite sem lactose não faz iogurte, ok? Pois as bactérias (fermentos lácteos), com a ajuda do calor, transformam a lactose em ácido lático, fazendo com que o leite ganhe consistência mais sólida. Portanto, o iogurte, devido ao processo de fermentação, apresenta uma quantidade mais baixa de lactose, assim facilitando a digestão.

E também é necessário como segundo ingrediente ter iogurte natural, que só contém iogurte e fermentos lácteos. Pode comprar no supermercado a primeira vez que faz, mas para as próximas guarde um potinho com o iogurte pronto, pois não precisará mais comprar iogurte natural toda vez que fizer a receita em casa.

Receita completa de iogurte natural:
– 1 litro de leite
– 1  potinho de iogurte natural (geralmente 150-200ml)

O leite precisa estar morno, numa temperatura de aproximadamente 40°C. Basta aquecer o leite (pode ferver) e depois deixar esfriar até ficar morno. Pode usar um termômetro para medir a temperatura.

Uma vez esfriado para a temperatura certa, adicione o iogurte natural e misture.

Coloque em uma vasilha grande, cubra com papel filme, uma toalha ou pano limpos e guarde em um local que vai manter a temperatura por algum tempo, como o fogão (pré-aquecido, mas desligado antes de colocar a mistura!)

Deixe o iogurte descansando de 6 a 8 horas. Mas não há problema se passar um pouco desse tempo. Uma dica valiosa é acender a luz do fogão. Isso ajuda a manter uma temperatura morna dentro do forno. As bactérias precisam dessa temperatura para fazer a sua mágica.

Depois dessas horas, o iogurte estará pronto! E você pode drenar, adoçar, etc…, de acordo com as suas preferências.

Deixe num pote grande ou separe em porções individuais, pode ser conservado até 4 dias na geladeira.

Confira o vídeo da receita aqui!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.