Topo

Blog da Sophie Deram

Todo ano é a mesma dúvida: fazer dieta ou ser feliz durante a Páscoa?

Sophie Deram

28/03/2018 04h10

Crédito: iStock

Outro dia compartilhei no meu perfil do Instagram uma foto de um abacate partido ao meio e a legenda era "Ovo de Páscoa para comer de colher". Era uma brincadeira, claro, justamente para chamar a atenção para este momento em que estamos vivendo: quando é que passamos a ter medo de chocolate ou de comer qualquer outra coisa que traga prazer?

Em que momento passamos a achar uma boa ideia pensar em estratégias para emagrecer justamente na Páscoa? Antes mesmo de comer o ovo, já estamos pensando em como nos livrar dele!

Se você fizer uma busca exatamente agora mesmo sobre formas de não engordar neste feriado marcado pela "comilança", vai encontrar muitas alternativas: trocar o chocolate ao leite pelo amargo, comprar ovo sem lactose, diet, light, etc. Também vai se deparar com regras sobre o melhor horário para comer o chocolate, para ter mais tempo de "queimar" essas calorias; além de uma enxurrada de dietas e sucos detox.

Já percebeu que esse tipo de pensamento toma conta das pessoas em todos os feriados e não só na Páscoa? Natal, Carnaval, Dia das Mães… As pessoas estão sempre ansiosas pelos momentos do ano em que poderão comer de tudo, sem ficar contando calorias. E, geralmente, os feriados nos dão essa "licença poética". Afinal, o ser humano celebra em torno da comida.

Mas você já parou para pensar que, se comesse de tudo, o ano inteiro, não ia precisar ficar entrando e saindo de dieta?

Não ia precisar ficar se punindo depois dos exageros ocasionais? Não é assim que nossos ancestrais comiam? Você pode achar que "comer de tudo" é o primeiro passo para a obesidade. Mas é o contrário. Vamos usar o chocolate como exemplo: se você come sempre que tem vontade, mas com moderação, não vai precisar comer tanto na Páscoa. Porque sabe que pode comer nos outros dias do ano. Agora, se passa um mês passando vontade só para poder comer mais durante o feriado, provavelmente vai cometer grandes exageros.

E essa não é uma forma saudável de encarar sua alimentação. Costumo dizer que não é o chocolate que engorda, é a forma como você come que engorda. Se você se autorizar a comer um pedaço pequeno de chocolate toda vez que sentir vontade, mas aproveitando de verdade o momento, devagar e de forma consciente, vai ver que essa obsessão vai diminuir. E talvez você aproveite a Páscoa com mais tranquilidade e sem se culpar tanto pelos exageros que podem vir a ocorrer.

Isso significa que, se você tem uma alimentação bacana ao longo do ano, composta principalmente por alimentos de verdade, procura manter o corpo ativo e os seus exames em dia, pode celebrar sem culpa. O que vai contar na balança é o seu estilo de vida como um todo, não os exageros ocasionais como o feriado de Páscoa!

Receitas deliciosas e comida de verdade

A Páscoa é um bom momento para resgatar as receitas de família, trocar ideias e experiências sobre tudo que envolve este feriado. Se você não tem muito hábito de ir para a cozinha, pode aproveitar este momento para buscar inspiração e tentar cozinhar mais no dia-a-dia, mesmo que seja só uma vez por semana, ou somente aos finais de semana. Fazer comida em casa é uma das formas mais eficientes de prevenir a obesidade, sabia?

E a criançada?

Se você tem crianças em casa e quer que eles cresçam tendo uma boa relação com a comida, sabendo comer sem gula mas também sem culpa, a Páscoa é um excelente momento para estimular bons comportamentos.

Em primeiro lugar, é interessante deixar que a criança escolha seu ovo, mesmo se ela estiver acima do peso! Todo mundo tem direito de comer chocolate. Ficar falando sobre calorias só traz paranoias que depois, na vida adulta, vão complicar a relação dela com a comida.

No entanto, é legal pensar em qualidade, não quantidade. É melhor comprar um chocolate de boa qualidade do que vários de qualidade duvidosa. E tem outra coisa: não tem por que dar uma tonelada de chocolate para as crianças, porque diante dessa fartura toda, elas acabarão comendo mais do que precisariam, pelo simples fato de a oferta ser grande.

Talvez se ganharem um único ovo saberão administrar melhor, para que ele dure até o fim da Páscoa. Que tal fazer este teste com a criançada que convive com você? Cultive bons hábitos!

E o melhor hábito que você pode trazer para sua vida e, consequentemente, influenciar quem está ao seu redor, é sair do ciclo de dietas restritivas, que só geram culpa e aumentam a fixação por comida. Coma seu chocolate aproveitando o momento, sem pressa, em uma quantidade moderada. Permita-se! Assim poderá comer sempre que quiser, até naquela segunda-feira "braba" em que todo mundo só pensa em dieta. Adoce sua vida com equilíbrio e saúde!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.