Topo

Blog da Sophie Deram

Dia do lixo é o melhor jeito de engordar: veja 3 motivos para não fazer

Universa

04/04/2018 04h15

Crédito: iStock

Ter um dia para comer de tudo sem sentir culpa, sem contar calorias ou ter que pensar na qualidade nutricional das coisas. Pelo menos uma vez por semana, não se sentir obrigado a trocar a farinha branca pela integral, o açúcar por adoçante. Comer sem culpa um filé de frango à parmegiana e não grelhado. Pois bem: comer tudo isso de forma moderada deveria ser considerado algo normal, mas, para muita gente, tem outro nome. É o famoso "dia do lixo".

Nada mais é do que "dia de folga" da dieta ou uma licença para poder comer de tudo em um único dia da semana, para então, voltar à restrição. O conceito não é novidade, mas, diante de tanta desinformação sobre alimentação, gostaria de ressaltar que acho essa uma das mais equivocadas estratégias quando o assunto é emagrecimento.

Quem está em busca de equilíbrio, saúde e qualidade de vida, deveria abolir já esse tipo de pensamento. O que seria uma comida "lixo"? Geralmente, as pessoas associam o termo a alimentos ultraprocessados como bolachas, doces, refrigerantes ou à fast-food, como hambúrguer e batata frita. Claro, e também ao doce, muito doce –uma das coisas "proibidas" na vida de quem vive contando calorias.

Mas tem algum cabimento passar seis dias fazendo dieta, de mau humor, passando vontade de comer tudo e morrendo de fome, para depois extrapolar e comer um caminhão de coisas em um único dia?

Já parou para pensar que para o seu corpo não importa muito se é terça-feira ou sábado? Ele vai funcionar da mesma maneira, tanto na semana quanto nos dias de folga. Mesmo assim, a ideia de que é preciso passar o ano todo se privando para ter permissão para cometer exageros no dia do lixo, no Natal, na Páscoa ou nas férias ainda é difundida.

Pensar dessa forma, na verdade, contribui para uma relação conturbada com a comida. Não deveríamos chamar chocolate, biscoito ou salgadinho de "lixo". Tudo isso pode entrar na alimentação de forma moderada, se, de um modo geral, a pessoa consegue ter equilíbrio.

Como? Comendo regularmente mais alimentos in natura e menos industrializados. Bebendo mais água e menos bebidas doces. Comendo mais comida caseira. Quem segue essa linha não precisa de dia do lixo. Comendo de tudo, mas não tudo.

Se ainda não está convencido, deixo aqui três motivos que comprovam que fazer dia do lixo só ajuda a engordar.

  1. Dia do lixo + dieta restritiva = dobradinha arriscada

Já está comprovado cientificamente que dietas restritivas podem fazer engordar. Ninguém consegue levar por tanto tempo uma alimentação tão radical, então, a tendência é voltar a comer (e muito mais do que antes da dieta), recuperar o peso perdido e às vezes até engordar mais.

Quem faz dieta radical e dia do lixo fatalmente se preocupa excessivamente com o peso. Um dia depois da "comilança"', é comum querer se pesar no dia para medir o "estrago".

Mas vale lembrar que o corpo não funciona assim. O nosso peso oscila em função de vários fatores, como o período menstrual no caso das mulheres, intestino preso, retenção de água, etc.

Por isso sempre digo que o peso é um parâmetro , mas não o único, para medir a saúde e nem o mais importante. Então, ao invés de ficar obcecado com o número que aparece na balança e com o quanto você pode ter engordado no dia do lixo, que tal reavaliar sua saúde como um todo?

  1. Dia do lixo pode fazer você comer mais!

O fato de poder comer tudo o que tem vontade em um único dia gera uma expectativa enorme em torno da comida, o que leva as pessoas a comerem em excesso.

Muita gente começa fazendo o dia do lixo só no sábado. Aí, quando não consegue esperar, começa já na sexta à noite. Mas aí no domingo tem uma festa e, como "comeu errado" nos dias anteriores vai seguir nessa mesma linha. Quando vê, não existe mais dia do lixo. A alimentação toda está com sensação de um lixo.

O ideal é encarar o ato de comer de forma mais tranquila, se permitindo até mesmo exagerar ocasionalmente. Claro que exagerar sempre é problema, e exagerar muito em um único dia também. O segredo é ouvir mais o corpo e permitir-se as vontades sem deixar elas  se acumularem, assim, não há necessidade de comer tudo de uma vez só, fazendo uma despedida. Para que fazer uma despedida quando pode comer amanhã?

  1. Compulsão e o comer emocional

Ficar a semana toda em dieta restritiva e depois se "presentear" com o dia do lixo pode ser uma porta de entrada para o comer emocional e para a compulsão alimentar, que é um transtorno alimentar bem sério.

Quanto mais se faz dieta restritiva, maiores são as chances de se perder o controle diante da comida. E o dia do lixo nada mais é do que se permitir sair do controle e se recompensar por uma semana cheia de privações e sofrimento.

Não seria melhor tratar seu corpo com carinho, cuidando da sua saúde, e comendo de tudo um pouco sem sofrer? Você merece mais do que lixo. Você merece comer bem, com prazer e sem culpa. Pense nisso!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.