Topo

Blog da Sophie Deram

Malho para poder comer: o raciocínio que prejudica sua relação com a comida

Sophie Deram

27/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Manter a saúde e o corpo em dia parece uma missão impossível, especialmente porque muita gente tende a colocar metas inacessíveis, que, dentro de uma rotina exaustiva, acabam virando frustrações.

Quantas vezes você se comprometeu a malhar quatro vezes por semana e "comer direitinho" para acabar com os quilos extras? Após o período de empolgação, muitos se sentem impotentes por não conseguir cumprir as tais metas.

Essa urgência em conquistar o corpo dos sonhos é compreensível, de certa forma. Afinal, o tempo todo temos estímulos na TV, revistas e perfis do Instagram nos dizendo: "feche a boca e vá malhar. Esse é o segredo do sucesso!".  Mas será que é isso mesmo?

Malhar para comer?!?

A atividade física é vista como válvula de escape dos exageros: "eu malho para poder comer o que eu quero" ou "eu malho porque comi demais"… Esse raciocínio é equivocado e pode interferir negativamente na sua relação com a comida.

Se você só vai para a academia para poder "se dar ao direito" de comer sem critério, provavelmente vai continuar se frustrando com os resultados. Estudos mostram que não adianta nada você se exercitar em excesso se não reavaliar sua alimentação como um todo.

Simplesmente porque o nosso corpo não é uma máquina simples, resultado de uma simples conta de calorias: o que entra menos o que sai. Além disso, o gasto calórico que você tem na academia é individual e inexpressivo diante de exageros alimentares. Eu poderia fazer aqui uma lista de calorias gastas em algumas modalidades versus o valor calórico de uma noite de pizza, ou de um domingão regado à cerveja e churrasco, mas isso não adianta na compreensão real do nosso corpo.

Não vejo relevância nesse tipo de comparação. Sigo uma abordagem focada no comportamento e prefiro incentivar a mudança de hábitos e crenças. Acho muito mais efetivo fazer as pazes com a comida e se dar ao direito de comer de tudo, com moderação e de forma consciente. Até pizza, até churrasco.

Seria interessante deixar de ver o exercício físico como uma punição por comer demais. Ou como uma "autorização" para comer mais do que você precisa. Se você malha só com o objetivo de emagrecer, pode se frustar. Pode ser que nunca alcance seu objetivo.

Por isso, mude o foco e mexa-se! A atividade física é, comprovadamente, uma das formas mais eficazes de prevenir uma série de doenças, ter uma excelente qualidade de vida e conquistar longevidade.

O ideal é tentar construir uma relação saudável tanto com a comida quanto com a academia. Dessa forma, pode ser se surpreender positivamente com os resultados!

Qualquer extremismo é ruim!

Tem um outro extremo também que pode atrapalhar o seu processo de emagrecimento, que é comer menos do que o corpo está pedindo.

Com o objetivo de emagrecer rápido, alguns levam a sério a expressão "fechar a boca e malhar". Acreditando que, queimando muitas calorias na academia, e comendo pouco, vão perder os quilos acumulados.

Mas malhar em excesso e não se alimentar bem pode gerar no seu corpo um efeito parecido ao causado pelas dietas muito restritivas. Você vai estar privando seu organismo de comer a quantidade de nutrientes e energia que ele está pedindo. O cérebro pode entender esse movimento como um período de escassez, ou seja, ameaça!

Acaba sendo uma agressão para o corpo, e, para se proteger, ele vai reduzir o metabolismo, aumentando o risco de você armazenar gordura. O que significa que seu plano de emagrecer vai ser prejudicado por uma própria defesa do organismo.

Então, respeite seu corpo e sua fome. Como eu disse, malhar pode aumentar o apetite. Procure se alimentar melhor, fazendo as refeições principais com qualidade e regularidade. Colocando mais alimentos in natura no prato, e diminuindo o consumo de ultra-processados. Se hidratando com água!

Aliando esses hábitos à prática regular de exercícios físicos, você contribuirá positivamente para sua saúde como um todo e poderá ver reflexos positivos na balança.

Tempo para cozinha, tempo para o repouso!

Por fim, gostaria de lembrar da importância de administrar o seu tempo para conquistar uma boa saúde. Voltando ao início do artigo: busque metas viáveis. A atividade física é uma parte importante do dia, assim como a hora do descanso também! É preciso equilibrar as duas coisas para ver algum resultado.

Além disso, seria interessante dedicar algum tempo à cozinha, pois comida caseira é uma das formas mais eficaz de prevenir a obesidade.

Parece impossível administrar tudo isso na correria em que vivemos. Mas a sua saúde e seu bem-estar deveriam ser sua prioridade. Então, respire e analise como sua rotina pode ser reorganizada de modo que a atividade física entre como uma parte gostosa do seu dia, e não como um fardo. Busque algo que te ajude também a relaxar, isso é fundamental para que você consiga levar adiante.

A mesma regra se aplica à comida. Mude sua relação com ela. A comida não é um número que você deve ter em mente toda vez que subir na esteira. E sim, uma parte importante da vida que serve para nutrir o corpo e aquecer a alma!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.