Topo

Blog da Sophie Deram

Emagreci e continuo infeliz: por que nunca estamos satisfeitos?

Sophie Deram

18/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Emagrecer e finalmente ser feliz, ou ser feliz e, finalmente, emagrecer? Eis o dilema que boa parte das pessoas com excesso de peso enfrentam diariamente. Mas uma magreza que não é saudável nunca vai fazer você feliz

Muitos colocam toda a expectativa da felicidade no futuro: "Quando eu emagrecer, vou ter mais amigos e vida social"; "vou usar aquele vestido lindo que está guardado"; "não vou mais ter vergonha de pôr biquíni para ir à praia"; "vou comer tudo o que eu tenho vontade".

Isso gera muita ansiedade, angústia e uma pressão gigantesca para alcançar o corpo "dos sonhos". Seduzidas por essa aparente felicidade vendida pelas redes sociais, as pessoas acabam cedendo às dietas radicais, baseadas em restrições extremas, e se esquecem de cuidar da parte emocional e rever o comportamento diante da comida.

Quando conseguem emagrecer, ficam satisfeitas –enfim, o dia de usar aquele vestido chegou! Mas passado esse período de euforia, tudo volta a ser como era ou pior. Já aconteceu com você?

Se não tratar a mente, tudo vai voltar a ser como antes e com uma sensação de fracasso. As chances de recuperar todo o peso perdido (e às vezes ganhar até mais) e de desenvolver uma alimentação emocional são bem grandes.

Você até consegue perder peso, mas continua infeliz. Continua insatisfeito, achando que precisa "perder mais dois quilinhos" ou eliminar mais algumas gordurinhas. Mas por que isso acontece?

Em primeiro lugar, porque uma pessoa mal nutrida jamais vai conseguir se sentir feliz, mesmo que esteja "belíssima" diante do espelho. Porque está lutando contra ela mesma. Uma magreza que é conquistada a partir do sofrimento e da privação, à base das dietas restritivas, nunca vai fazer ninguém feliz.

Além disso, poucos se perguntam por que exatamente querem emagrecer. Tentar chegar a um peso saudável deveria ter como principal motivação saúde e qualidade de vida. Mas muita gente se obriga a emagrecer para entrar num padrão imposto, um peso ideal inalcançável.

Tudo bem querer emagrecer por questões estéticas. Mas o ideal seria rever o comportamento antes, caso contrário, o processo de emagrecimento  pode virar uma grande fonte de estresse. E a tal da felicidade diante do espelho nunca vai chegar.

 Vale ressaltar que padrão de beleza não tem nada a ver com saúde. Nem todo magro é saudável, assim como nem todas as pessoas que estão com sobrepeso estão com a saúde comprometida.

Além disso, magreza não garante autoestima. Que tal trabalhar a sua e, a partir disso, chegar ao peso que seu corpo deseja com uma alimentação de qualidade e comendo sem culpa?

Expectativa x realidade: um desafio dos bons

Outra coisa que impede as pessoas de se sentirem plenas e felizes com a própria imagem, mesmo depois de emagrecer, é o tamanho das expectativas. Vivemos na era do Photoshop e do no pain, no gain. Está cada vez mais difícil acompanhar o padrão de beleza das revistas.

Isso gera uma comparação infinita e uma insatisfação corporal sem fim –ainda mais forte entre as mulheres–, que é combustível para um mercado bilionário de produtos milagrosos para emagrecer, cremes, suplementos, cirurgias e tratamentos estéticos.

Antigamente, as pessoas não tinham a impressão que podiam modelar o corpo da forma que bem entendiam. Hoje, a sensação que temos é que com dinheiro e esforço você pode fazer tudo para se sentir melhor diante do espelho. Mas será que é esse mesmo o segredo da felicidade? Passar a vida toda correndo atrás de uma meta que nunca é atingida?

Na verdade, essa pressão custa muito para sua saúde, seu bem-estar e seu bolso! Então, deixo aqui um convite: não deixe para ser feliz quando estiver magro. Seja feliz hoje, durante o processo, não só pensando no futuro ou no dia em que você estará 100% satisfeito com o seu corpo. Porque pode ser que esse dia nunca chegue! Principalmente se você cobra muito de si próprio e tem expectativas muito altas.

Lembre-se que nosso peso e nossas curvas dependem de uma série de fatores. Não é uma conta de calorias que entram e saem, como muitas vezes ouvimos, de forma simplificada.

Então, para emagrecer e finalmente ficar satisfeito com o resultado, é preciso saber se valorizar pelas pequenas conquistas e se permitir falhar. E perceber que a partir do momento que você faz as pazes com a comida e passa a comer sem se castigar toda vez que comete algum excesso, o emagrecimento pode acontecer de forma natural. Assim fica mais fácil gostar da imagem refletida no espelho.

O segredo é buscar a melhor versão de você mesmo, e não tentar emagrecer para se parecer com alguém. Tentar agradar a você, não aos outros. Comer melhor e não menos.

Alimente-se com qualidade e variedade, coma o que você gosta e o que tem vontade, com moderação, mas também cuidando com carinho do seu corpo. Você é seu melhor amigo. Cuide-se!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.