Topo

Blog da Sophie Deram

Ortorexia: a obsessão por “comer limpo” pode ser um transtorno alimentar

Sophie Deram

20/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Todos os dias somos bombardeados por reportagens, posts em redes sociais de famosos e mesmo de profissionais da área da saúde falando o que se deve fazer para ser saudável. É "eat clean", "detox", "integral", "orgânico", "plant based", "sem glúten", "sem lactose", "sem agrotóxico", "comer limpo", "foco, força e fé" pra todo lado…

O comer saudável virou uma febre! E vem tomando conta da timeline de muitas pessoas. Fotos de pratos lindos, produtos livres de açúcar,de baixo índice glicêmico, livre de aditivos… Ser saudável virou o objetivo de vida de muitas pessoas! Mas a que custo?

Quem diria que um dia o termo saudável estaria ligado a doença…

Infelizmente o termo saudável tomou uma parte tão grande da vida de tanta gente que adoeceu… a obstinação por comer saudável é uma condição que pode ser conhecida como ortorexia nervosa. De acordo com os critérios diagnósticos propostos por pesquisadores clínicos, pensamentos obsessivos surgem em decorrência do desejo de seguir uma dieta que essas pessoas acreditam ser saudável e pura. E esses pensamentos vão tornando a alimentação das pessoas, cada vez mais restritiva.

Uma pessoa com ortorexia nervosa pode começar querendo evitar alguns alimentos e, aos poucos, ficando cada vez mais restrita. Por exemplo, acaba tirando todas as formas de açúcares, gorduras trans, gorduras saturadas, carne vermelha, laticínios, glúten, alimentos não-orgânicos, alimentos processados e assim por diante.

Além disso, quaisquer violações de suas restrições alimentares resultam em sentimentos extremos de vergonha e ansiedade, e seus pensamentos e comportamentos podem interferir até em seus relacionamentos pessoais ou sociais. Por exemplo, essas pessoas podem ter um desempenho ruim no trabalho ou na escola devido à interferência de seus pensamentos constantes sobre nutrição. Além disso, essas pessoas podem isolar-se socialmente da família, amigos e parceiros, evitando reuniões que envolvam alimentos ou interfiram em seu plano alimentar.

Hoje não tem um diagnóstico fechado para ortorexia nervosa, no entanto, essa condição pode envolver complicações médicas que resultam da desnutrição, das práticas compensatórias e dos jejuns prolongados que acompanham as severas restrições alimentares. Ironicamente, a busca da perfeita saúde pode levar a prejuízos em sua saúde física… Não só física, como também mental! O "sair do plano" pode causar intenso sofrimento e sentimento de culpa!

E a cada dia estudos têm demonstrado consistentemente que esses sintomas podem estar relacionados ao desenvolvimento de desordens psiquiátricas como anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo.

Trocar alimentos por suplementos

Nessa busca por "otimizar" a alimentação, as pessoas que apresentam sintomas de ortorexia nervosa acabam deixando de pensar nos alimentos como comida e ficam só falando de nutrientes e fazendo uso regular de suplementos alimentares isolados como proteínas isoladas, multivitamínicos, minerais, e vários outros suplementos em cápsulas como cafeína, psyllium, óleo de peixe, óleo linhaça, maca peruana, garcinia cambogia, ginseng, curcuma, spirulina, valeriana, colágeno, creatina… enfim, a lista é imensa! E tem um mercado lucrativo vivendo dessa obsessão.

O paradoxo fica no fato de que as pessoas com algum grau de ortorexia nervosa tem uma tendência maior a reclamar de sintomas como fadiga, falta de energia, mudanças no peso que pessoas que comem normalmente, simplesmente porque essas pessoas se tornam obcecadas em procurar sintomas que as impedem de atingir o objetivo de ter uma saúde perfeita. Esses sintomas acabam tendo um foco muito maior na vida dessas pessoas.

Então, querer ser saudável é ruim?

Claro que não! O que não é saudável é a fixação por ter uma vida saudável!

Faça uma auto-análise: você passa o dia todo pensando em comida? Em como fazer substituições de ingredientes para ter mais saúde? Evita determinados tipos de alimentos por eles serem "ruins" ou "intoxicar" ou "inflamar" seu corpo? Traz sua marmita para festa de criança? Evita sair com os amigos porque não sabe se terá tomate orgânico na pizza ? Passa muito tempo nas redes sociais acompanhando perfis de pessoas com vida "perfeita", com bowls organizados milimetricamente, barrigas chapadas, "no pain, no gain", "foca, força e fé"? E quando volta para vida real fica triste e decepcionada  porque comeu um alimento que tirou sua paz?

Querer ser saudável é de fato importante! A dica que te dou é: faça um detox! Mas um detox nas suas redes sociais! E o mais importante, procure um profissional especializado em comportamento alimentar para te ajudar a fazer as pazes com a comida.

Caso você tenha identificado o comportamento descrito ao longo desse artigo em algum familiar ou amigo, seria muito interessante convidá-lo a buscar auxílio de um profissional.

É muito comum pessoas que controlam excessivamente a alimentação sentirem orgulho disso e não perceberem que precisam de ajuda. Precisamos parar com esse terrorismo nutricional!

Simplicidade nunca será a moda do momento porque não vende… Mas é nela que encontramos o equilíbrio e a sensatez para se ter um corpo e, principalmente, uma mente saudável!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.