Topo

Blog da Sophie Deram

Usar smartphone durante a refeição pode te fazer comer mais

Sophie Deram

05/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Vivemos hoje num mundo onde a tecnologia e informação nos cercam por todos os lados! Por onde olhamos existem telas, letreiros, propagandas piscando… Estamos cercados por distrações e às vezes nem nos damos conta disso. E essa distração constante pode afetar vários dos nossos comportamentos e isso muitas vezes nos passa despercebido…

Vários estudos têm demonstrado que quando estamos comendo distraídos, por exemplo, assistindo TV comemos mais. Inclusive o nível de interesse pelo que se passa na TV tem influência na quantidade a mais que comemos. Quanto mais chato e monótono o que a gente assiste, maior a tendência de aumentar a ingestão calórica.

A distração, na hora da refeição, independente de qual seja, influencia muito na quantidade que comemos. Sabia que mesmo música no ambiente pode influenciar no quanto comemos? Pessoas normalmente comem mais quando tem música de fundo (é sério, tem estudo demonstrando isso).

Mas televisão agora é demodê, o que está na moda são os smartphones. Lá dentro tem jornais, canais de TV, aplicativos com mil finalidades, séries, vídeos, jogos, músicas… tudo no mesmo lugar. Ou seja, todas as distrações possíveis e imagináveis que cabem na palma da nossa mão! Algumas pessoas criaram quase que uma dependência pelos seus smartphones. As pessoas estão ligadas o tempo todo nesses dispositivos, inclusive na hora de comer.

Um estudo da universidade Federal de Lavras (UFLA) publicado recentemente demonstrou que usar seu smartphone durante uma refeição pode te fazer comer mais. Isso mesmo, comer distraído com o que acontece na sua telinha faz você comer até 15% mais!

O estudo

A pesquisa coordenada pelo professor Luciano José Pereira do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da UFLA mostrou neste estudo que usar smartphone ou ler durante as refeições pode aumentar a ingestão de alimentos.

Nesse estudo foram avaliados a quantidade de calorias, parâmetros mastigatórios, sexo e índice de massa corporal (IMC) em pessoas que têm o hábito de comer lendo ou usando o smartphone. As mesmas pessoas foram testadas quando comiam com ou sem distração, ou seja, todos passaram por uma sessão onde comiam lendo, uma sessão usando o smartphone e uma sessão sem distração.

Foram analisados 26 homens e 36 mulheres. Os voluntários podiam escolher o que comer e as opções variam desde comidas mais densas em calorias como refrigerantes, biscoitos, chocolate a alimentos com baixa caloria como iogurte natural não adoçado, água, torradas e frutas. Observou-se que comer com distração aumentou em 15% a quantidade de calorias ingeridas. Esse aumento foi independente da distração. Ou seja, adicionando uma distração, seja leitura, seja uso de smartphone ao ambiente, faz aumentar o consumo calórico quando comparada a sessão sem distração.

O estudo mostrou mais. A distração fez com que os voluntários comessem mais gordura. E os voluntários do sexo masculino tiveram uma tendência maior a consumir mais calorias.

Não foram observadas variações nos parâmetros mastigatórios que pudessem explicar os resultados.

Como evitar as distrações do mundo moderno?

O comportamento tem mudado com o passar dos anos… o uso de tecnologia como tablets, computadores e smartphones tem tomado conta dos nossos dias. E as consequências disso têm sido cada vez melhor compreendidas e as conclusões não são nada boas. O mais preocupante é que esse tipo de distração está cada vez mais presente na vida de crianças cada vez mais novas. Os cientistas alertam que é importante que as pessoas tenham consciência disso desde cedo pois isso impacta não só a quantidade de calorias consumidas mas também as escolhas alimentares.

Comer com distração impede que seu cérebro compreenda a quantidade de comida que você comeu, mascarando os processos de saciedade. É como se seu cérebro "esquecesse" a quantidade de comida que você comeu, já que sua atenção estava em outro lugar. Isso é fato! Memórias são melhor consolidadas quando vividas com atenção plena.

Independente da distração, seja na telona, seja na telinha, a tendência é comer mais do que você precisa. Os autores alertam também para o fato de que mais pesquisas são necessárias para entender melhor as influências negativas que o uso de smartphones possam ter no comportamento alimentar já que esse comportamento é tão complexo e sofre a influência de diversos fatores internos e externos.

Esse estudo foi importante pois nos mostra um panorama do comportamento alimentar no contexto contemporâneo.

Ele reforça também a importância do comer com atenção plena. Nos mostra que o ideal é fazer as refeições num lugar tranquilo, sem muitas distrações, dando a atenção que seu prato merece! Fazer desse momento um momento especial do seu dia!

Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade do seu corpo são de extrema importância para evitar que comamos além do que nosso corpo realmente necessita.

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.