Topo

Veja 3 receitas leves, gostosas e práticas para o jantar

Sophie Deram

30/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Não é de hoje que eu falo que o segredo para uma boa saúde e manutenção de um peso saudável pode estar mais perto do que você imagina, bem na sua cozinha. Sim, comida caseira é uma das melhores formas de manter um corpo em dia e prevenir o excesso de peso e até o diabetes tipo 2.

Por isso escolhi falar sobre o jantar, que é uma das refeições mais importantes do nosso dia e que muita gente acaba não dando tanto valor. Eu entendo: chegar cansado em casa e ter que ir para a fogão pode ser visto como uma afronta! Mas a forma de olhar esse momento só depende de você.

A cozinha é um lugar de amor. Você pode aproveitar para colocar o papo em dia com sua família enquanto está cozinhando, convidar um (a) amigo (a) para te fazer companhia e até te ajudar, colocar seu disco preferido ou simplesmente se concentrar na tarefa de picar, refogar e sentir o aroma dos alimentos. Cozinhar pode ser uma boa terapia!

Além disso, como já falei outras vezes, não é preciso ter grandes dotes culinários para fazer coisas gostosas e nutritivas. E também não precisa ter tempo de sobra. Garanto que meia hora é suficiente para colocar uma comida fresquinha na mesa –as receitas que vou colocar aqui são prova disso.

Mas pode jantar, doutora?

Ah, tem essa também! Por muitos anos o jantar foi colocado na "berlinda", por conta do mito de que "comer à noite engorda". Mas o que conta é respeitar sua fome com um jantar de qualidade. De que adianta comer uma "saladinha leve" e, mais tarde, atacar a geladeira? Ou, pior, pular o jantar com o objetivo de emagrecer, mas sentir aquela baita fome justamente na hora de ir para a cama?

Então, aviso: pode comer comida, sim! Pode comer carboidratos, sim ! É claro que não é indicado comer coisas pesadas à noite, porque isso pode dificultar a digestão e atrapalhar a qualidade do seu sono, contribuindo para o ganho de peso. Mas procure comer coisas que gosta, variando os grupos alimentares, com bastante oferta de alimentos in natura. Você pode até comer uma bela salada, por exemplo, mas para se sentir saciado, experimente incrementá-la com castanhas, frutas, atum, queijo ou frango (que você pode preparar no fim de semana e já deixar pronto para o uso).

Outra dica para não chegar na hora do jantar morrendo de fome e conseguir fazer uma refeição mais leve é tomar um café da tarde. Sim, café da tarde! Uma fatia de bolo caseiro, um sanduíche, um punhado de nozes, iogurte com frutas ou qualquer outra coisa que o ajude a respeitar sua fome e deixar você tranquilo até a próxima refeição.

Bom, vamos às receitas. E bon appétit!

Crepe francês

Ingredientes

  • 2 xíc. (chá) de farinha
  • 2 ovos
  • 2 xíc. (chá) de leite
  • 2 colh. (sopa) de manteiga
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

Para preparar a massa, misture a farinha e os ovos em uma tigela e vá adicionando aos poucos o leite –misturando bem para não formar caroços. Acrescente a manteiga e o sal. Agora, é hora de preparar os crepes: derreta um pouco de manteiga em uma frigideira e coloque uma concha de massa na frigideira. Para ter um crepe bem fininho, espalhe bem. Doure um lado e depois o outro.

Para rechear, use a imaginação! Você pode usar carne moída, frango com requeijão, queijo minas com tomatinho e manjericão, ricota com espinafre. Já a mussarela pode ser combinada com cogumelos, palmito, atum, abobrinha, etc. Entre os doces, prefira os mais naturais! Geleia de frutas, banana ou maçã com canela, chocolate com morango, limão siciliano com açúcar, etc.

Frango ao curry com leite de coco

Ingredientes

  • ½ colh. (sopa) de azeite
  • 3 filés de frango picados em cubos
  • 2 cebolas picadas
  • 2 alhos amassados
  • 2 colh. (café) de curry
  • 1 vidro de leite de coco

Modo de preparo

Para preparar o seu frango ao curry, coloque o azeite na frigideira e adicione os cubos de frango. Refogue por alguns minutos até dourar. Junte a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente, adicione o curry. Mexa bem e deixe cozinhar por alguns minutos. Por fim, despeje o leite de coco e deixe por mais 15 ou 20 minutos, em fogo médio, até o molho engrossar. Pode servir com arroz e uma saladinha!

Salada de abacate com queijo roquefort (receita do meu livro, O Peso das Dietas)

Ingredientes

  • 2 tomates cortados em cubos
  • 1 pedaço de cebola roxa picada
  • 1 punhado de cebolinha picada
  • 1 fatia grossa de queijo roquefort esfarelado
  • 1 ovo cozido picado
  • 1 abacate cortado em cubos
  • ½ colh. (sopa) de suco de limão
  • 1 colh. (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Coloque o tomate em uma taça. Em seguida, adicione a cebola, a cebolinha, o queijo, o ovo cozido, o abacate, o suco de limão, o azeite, o sal (não coloque muito, pois esse queijo já é bem salgado) e a pimenta. Misture tudo muito bem e acerte o tempero.

Sophie Deram

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja 3 receitas leves, gostosas e práticas para o jantar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.