Topo

Blog da Sophie Deram

O ambiente de trabalho está te engordando? Fuja dessa armadilha

Sophie Deram

25/07/2018 04h00

Crédito: iStock

No começo do ano, nove em cada dez pessoas colocam na listinha de metas a palavra "emagrecer". Com o decorrer dos meses, muitos são engolidos pelas obrigações profissionais, novas prioridades e mudanças de rotina. Cuidar da saúde e tentar manter um peso saudável acaba virando uma meta cada vez mais distante.

Mas nem todo mundo se dá conta que são as pequenas coisas que executamos no automático que determinam nosso estilo de vida. E o acúmulo desses hábitos influencia nossa saúde e refletem na balança.

Não é um fim de semana de exagero que faz diferença no final do mês, ou no final do ano, quando você volta a pensar na tal listinha de metas. É o "conjunto da obra", das coisas que você come, do quanto mantém o corpo ativo, se bebe, fuma, se dorme bem ou mal.

Mas hoje vamos falar mais especificamente do ambiente de trabalho. Alguns problemas que muita gente enfrenta são falta de tempo para comer melhor, sedentarismo, muitas horas no trânsito e estresse. Quem se identifica?

Esses obstáculos podem ser traduzidos em excesso de peso, especialmente quando se somam a maus hábitos na hora de se alimentar.

Um estudo apresentado no American Society for Nutrition's Annual Meeting, em Boston, no mês de junho, observou mais de 5 mil empregados ao redor de todos os Estados Unidos e mostrou uma forte tendência para o consumo das chamadas "calorias vazias" no trabalho. Ou seja: muitos alimentos ultraprocessados, ricos em sódio, gordura e açúcares adicionados, e pouco consumo de grãos integrais, nozes e frutas.

Comprovou-se que os trabalhadores comem uma média de mil calorias a mais por semana no ambiente de trabalho. E apesar de eu não incentivar o hábito de contar calorias, sou a favor de qualidade alimentar!

Então, reuni aqui algumas dicas para que você consiga manter bons hábitos, mesmo na correria da rotina. E, quem sabe, chegar ao fim do ano com uma saúde invejável e o peso que você procura.

  1. Valorize as refeições principais

OK, você não tem tempo, seu chefe marcou uma reunião na hora do almoço ou um cliente ligou bem na hora que você estava de saída. Eu entendo que não é fácil, mas é preciso cavar tempo na agenda, ainda que seja meia hora, para fazer as refeições principais com calma e sentado à mesa –não à frente do computador, nem respondendo e-mail de trabalho pelo celular.

Ter variedade de alimentos in natura nestes momentos é o que vai garantir que você coma melhor e respeite sua saciedade, proporcionando a energia necessária para que você realize todas as atividades. Comer bem ajuda a melhorar o humor, concentrar-se melhor e até a ser mais eficiente. Então, não se iluda pulando refeições e tentando enganar a fome, caso contrário, a tendência é chegar em casa à noite com uma fome de leão e acabar comendo mais do que precisa.

  1. Monte uma rotina

O corpo gosta de rotina, de frequência. Às vezes, entramos no planejamento dos outros e esquecemos das nossas próprias necessidades. Por mais que seja difícil, tente manter uma constância e não fique tantas horas de jejum. Se sente muita fome à tarde, por exemplo, leve um lanchinho para comer com chá ou café. Isso vai aliviar seu apetite até a hora do jantar.

  1. Saiba lidar com eventos ou viagens a trabalho

O mesmo vale para os momentos em que você é obrigado a sair da rotina. Vai viajar a trabalho? Procure comer em um restaurante que sirva comida fresca e caseira. Vai ter um evento que vai durar o dia todo? Tome um café da manhã reforçado, com ovo, frutas, leite, café, pão e queijos. Isso vai te dar fôlego para enfrentar o dia sem ficar pensando em comida o tempo todo e com o estômago roncando. Planejamento vale ouro!

  1. Pão de queijo na reunião, bolachinha à tarde

Você é daquele tipo que não para de beliscar durante uma reunião? Ou então que não consegue dizer "não" se um colega oferece alguma coisa? Tudo bem comer se você estiver com vontade. Mas será que é vontade mesmo? Será que está com fome ou está comendo no piloto automático?

É comum comer "sem querer" quando estamos distraídos ou concentrados em alguma outra coisa, como em algum tema importante no trabalho. Então, aprenda a respeitar sua fome. Diga "sim", quando realmente quer comer, e diga "não, obrigado" ou até aceite e deixe para comer depois, quando estiver satisfeito. Simples assim!

  1. Uma dúzia de cafezinhos por dia

O café é uma pausa no meio da correria e por isso muita gente recorre a ele no ambiente de trabalho –uma, duas, dez vezes ao dia! Sim, já ouvi relatos de pacientes que tomam até 15 xícaras por dia. Como eu sempre digo, tudo em excesso faz mal, mesmo o café puro.

Se você usa açúcar ou adoçante, então, vai terminar o dia com um saldo bem alto. Lembrando que tanto um quanto outro, em grande quantidade, pode comprometer sua saúde. Então, tire esse "gatilho" da sua mente e procure reduzir a paradinha para o café aos poucos. Uma motivação pode ser a própria produtividade: se parar menos vezes ao dia, terminará o trabalho antes e irá para casa mais cedo.

  1. O estresse e o comer emocional

O estresse também contribui para o excesso de peso, sabia? Além disso, pode levar ao comer emocional, quando a comida é usada como válvula de escape para esquecer dos problemas.

Eu entendo que não é fácil resolver do dia para a noite as questões que nos tiram do sério. Mas seria bom fazer uma análise do seu estilo de vida como um todo para tentar aliviar um pouco a tensão. Se alguma coisa no seu trabalho vem te incomodando, trace um plano para resolver.

Em paralelo, faça pequenos agrados para você durante o dia, permitindo-se a prazeres que não tenham necessariamente a ver com comida. Ler algumas páginas de um livro durante o horário de almoço; fazer uma parte do trajeto até sua casa a pé; conversar com alguém que te inspira profissionalmente e que pode até ajudá-lo a resolver suas questões.

Às vezes, os problemas ligados ao peso e à saúde não têm nada a ver com comida, e sim com suas emoções, cansaço ou estresse.

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.